10 despesas necessárias para a startup de sucesso

Por Lucas Judice

Startups vem e vão, nascem e morrem. E o índice de mortalidade de startups Brasileiras (conforme altamente divulgado no final de 2014) é na monta de 90% antes do fim do 2o ano. Vários são os motivos para isso acontecer, e o gasto desordenado está nessa lista.

 

Por outro lado, existem despesas necessárias para tirar a startup daquele momento inicial até operação e coloca-la em escalabilidade que justifique um faturamento de milhões. Abaixo segue uma lista de gastos necessários em algum momento da sua startup para que consiga atingir um patamar bem acima da meta. Note que não estou falando apenas do momento inicial de sua startup, mas ao longo do sucesso.

 

1 – Pesquisa de Mercado

Existem várias formas de se por em prática uma pesquisa de mercado, até mesmo focando a utilização do produto como um ambiente de pesquisa. Por mais que feelings de empreendedores possam substituir uma pesquisa, em algum determinado momento (pré-lançamento e growth) ela será bem válida.

 

2 – Plano de Negócios

Quando se toma um corpo maior, com alguns investidores na empresa e uma estrutura que aumenta com projetos, funcionários, e objetivos, haverá um momento em que um Plano de Negócios se fará imperioso, seja para criar um senso de unanimidade de metas entre todos os envolvidos, seja para atrair investidores mais sofisticados (o que também significa dizer maiores volumes de investimento).

 

3 – Almoços para Reuniões Importantes

Gasto pequeno mas importante. Não pelo valor em si, mas pelo simbolismo. Separe algumas centenas e talvez milhares de reais para cortejar potenciais parceiros de negócios. São em encontros off-office que as partes não só conversam sobre o negócio, como avaliam pessoalmente a pessoa com quem se está para fechar um deal.

 

4 – Contador

Obrigações principais e acessórias tributárias, declarações trabalhistas, folha de pagamento, controle de saídas e entrada de notas fiscais, fechamento de balanço e etc. Não se arrisque a tomar para si essas atividades. E, ah, pensando em ir para a tributação pelo lucro real? Pense bem em quem será seu contador.

 

5 – Jurídico

Como advogado de origem, minha tendência é insistir que contratem advogado desde o dia zero da empresa. É ele que pode te economizar muito dinheiro ao evitar problemas futuros. Mas mesmo que não contrate advogado no início, qualquer empresa necessitará de uma banca de advocacia boa para suportar o crescimento (consumidor, investimento, societário, tributário, civil, etc.).

 

6 – Comunicação com o Cliente

Um dos pilares de sucesso é a efetiva comunicação com o cliente. Existem vários canais de comunicação (que divido em pré aquisição, aquisição, manutenção e pós-venda), cada qual com seus custos próprios. Além dos instrumentos de comunicação, vale pensar numa pessoa com essa função precípua no dia a dia da empresa.

 

7 – Marketing e Branding

Em determinado ponto você perceberá a necessidade de deixar para os profissionais o detalhamento estratégico de sua expansão. Marketing é caro e necessário, tal qual a comunicação e/ou publicidade. Separe no seu fluxo de caixa uma verba contínua para o marketing.

 

8 – Assessoria de Imprensa

Se seu produto depende de massa, assessoria de imprensa é algo pra ontem. E ainda que seu produto tenha público corporativo, a assessoria de imprensa poderá te ajudar a expor o seu valor de mercado e, via de regra, ajudar a gerar credibilidade.

 

9 – Gestor de Projetos

Gerir produtos, projetos e crescimento não é uma tarefa corriqueira que qualquer um sabe fazer. Isso requer uma série de qualidades específicas e de um mindset bem próprio. Ao começar a crescer a equipe e tarefas, um gestor irá ajudar a organizar a empresa para um crescimento constante.

 

10 – Cachaçada de comemoração do exit

Separe aquele dinheiro para uma grande comemoração quando conseguir atingir seu objetivo de desinvestimento, ou seja lá qual o motivo que tiver que comemorar junto ao seu time. Esse senso de unidade é super importante para que todos se sintam parte integrante da vitória da empresa.